quinta-feira, 21 de março de 2013

Biocombustíveis Vs Combustíveis fósseis  

     O consumo excessivo de combustíveis fósseis tornou-se num grave problema social, por ser uma energia não renovável e poluir gravemente o Planeta. A queima de combustíveis contribui para graves problemas ambientais, pois ao poluir acaba por intensificar o efeito de estufa e da chuva ácida. Os combustíveis fósseis originam-se através da decomposição de material orgânico, no entanto este é um processo longo que dura milhões de anos. Tornou-se então necessário a procura de uma outra fonte de energia que por sua vez fosse renovável e conseguisse de algum modo diminuir a procura de petróleo que se prevê acabar dentro de 95 anos. Os biocombustíveis são uma fonte de energia renovável de origem orgânica. São extraídos de substâncias vegetais que quando entram em combustão libertam uma grande quantidade de energia. Tudo isto, através de processos biológicos e químicos. Os biocombustíveis geram mudanças na produção agrícola e no incentivo ao seu uso, assim como na criação de novos postos de trabalho. Apesar dos biocombustíveis serem uma alternativa aos combustíveis fósseis, a verdade é que ainda não há tanta procura comparado aos combustíveis fósseis, pois também têm diversas desvantagens.

Surge a dúvida. Este tipo de combustível reduz realmente a emissão de gases nocivos prejudiciais à nossa saúde e ao Planeta?




Pontos contra os biocombustíveis. Retirado em 21 de Março de 2013, de: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAACfkAC/pontos-contra-os-biocombustiveis


Biocombustível. Retirado em 21 de Março de 2013, de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biocombust%C3%ADvel


QUÍMICA DO ENEM: Combustíveis fósseis e biocombustíveis. Retirado em 21 de Março de 2013, de: http://quimicadoenem.blogspot.pt/2012/02/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.htm

2 comentários:

  1. Realmente trata-se de um assunto um pouco contraditório, visto neste ponto. Quando nos referimos aos biocombustíveis apenas enunciamos as suas vantagens e no quanto fazem bem à saúde do planeta e ao bolso de todos nós. Não paramos para pensar que estes também têm alguns malefícios que podem prejudicar o ambiente.
    Para podermos responder à vossa questão procedemos à procura de informação, para posteriormente, tecermos uma resposta fundamentada sobre a mesma.
    O biocombustível, que tem sido a aposta aplicada com intensões favoráveis ao planeta, afinal encontra-se a ser utilizado de forma poluente. Até 2020, a presente solução aos combustíveis fósseis, poderá ser responsável por quase 1400 mortes prematuras na Europa, pela redução da produção agrícola para consumo humano e pelo aumento de preços nos alimentos, de acordo com um estudo publicado pela revista “Nature Climate Change”. Um relatório da autoria de um grupo de investigadores britânicos da Universidade de Lancaster, em Inglaterra, prevê que a produção de biocombustível, apesar de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, como o CO2, quando comparada com combustíveis fósseis – petróleo, carvão ou gás – possa contribuir ainda mais para a poluição.
    Mas será que haverá alguma maneira de os tornarmos aquilo que realmente queremos?
    Continuação de um bom trabalho! :)

    Biocombustível. A corrida pelo ambiente pode provocar 1400 mortes em 2020. Retirado em 27 de Março de 2013, de: http://www.ionline.pt/mundo/biocombustivel-corrida-pelo-ambiente-pode-provocar-1400-mortes-2020

    ResponderEliminar
  2. Caríssimas colegas, como referimos anteriormente os biocombustíveis têm vantagens e desvantagens. O seu uso é apenas uma opção ao uso excessivo de combustíveis fosseis que infelizmente são um problema na nossa sociedade atual. Realmente esta não será a melhor solução, no entanto convém referir que os combustíveis fosseis são uma energia não renovável e que em breve poderão terminar. Apesar das desvantagens dos biocombustíveis o seu uso conseguiria de certo modo apaziguar a procura de combustíveis fósseis.
    Certamente que esta não é a solução ideal para este problema, no entanto é uma opção.
    Agradecemos o vosso comentário e esperemos que nos continuem a visitar.

    ResponderEliminar