terça-feira, 12 de março de 2013


Vantagens e desvantagens dos Biocombustíveis

Vantagens:

Ø  Produtos mais seguros para manusear, transportar e  armazenar que os combustíveis fósseis;
Ø  Redução da dependência energética relativamente aos combustíveis fósseis;
Ø  Diminuição da quantidade de importações de petróleo;
Ø  Inferior investimento econômico em pesquisas;
Ø  O lixo pode ser utilizado para produção de biocombustível, levando a que este diminua no planeta;
Ø  A produção de biocombustíveis pode ser controlada; 
Ø  Auxilia a estabilizar a porção de gás carbônico presente na atmosfera;
Ø  Criação de postos de trabalho nas zonas rurais.


Desvantagens:


Ø  Aumento do consumo dos recursos hídricos para regar as culturas;
Ø  Na produção de biocombustíveis, o uso de máquinas e a realização de queimadas agridem o meio ambiente;
Ø  Destruição de áreas florestais de forma a plantar as culturas para a produção dos biocombustíveis;
Ø  Redução da biodiversidade;
Ø  Nas plantações existe risco de contaminação do solo, ar e dos lençóis freáticos, devido ao uso de vários fertilizantes;
Ø  Aumento da fome no mundo e encarecimento dos alimentos, devido ao acréscimo da produção de biocombustíveis o que pode levar à redução da produção de alimentos;
Ø  Consome enorme quantidade de energia para a produção.




Biocombustíveis: vantagens e desvantagens do uso de biocombustíveis. Retirado em 27 de Fevereiro de 2013, de: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp



Parlamento Europeu - Biocombustíveis: uma solução ou um novo problema? Retirado em 27 de Fevereiro de 2013, de: http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+IM-PRESS+20080229STO22603+0+DOC+XML+V0//PT








6 comentários:

  1. Consideramos o tema dos biocombustíveis um assunto um pouco controverso, pois por um lado facilita o desenvolvimento económico do pais como o "post" dá a entender nas vantagens, mas por outro prejudica a biodiversidade que é vital à sobrevivência do mundo e das espécies vegetais associadas a este tema.

    Continuaremos a seguir o vosso blog e esperamos mais informações sobre este tema :)

    ResponderEliminar
  2. Como já foi referido pelo blog anterior, este tema gera alguma discussão visto que, de acordo com a informação colocada pelo grupo, existem vantagens e desvantagens que por sua vez fazem bem e outras mal. Não podemos dizer que tudo o que fazemos bem, faz bem ao planeta pois muitas coisas que não fazemos erradamente, fazem mal.

    Informação bastante interessante!
    Iremos continuar a seguir!

    ResponderEliminar
  3. De facto, uma das vantagens dos biocombustíveis parece estar associada às preocupações ambientais, nomeadamente, no que respeita às questões energéticas, apresentando-se como uma forma de energia alternativa que poderá permitir reduzir a forte dependência do petróleo. Parece-me importante encontrar soluções alternativas renováveis mas serão os biocombustíveis uma boa alternativa? Sendo o setor dos transportes responsável pela emissão que uma elevada percentagem de CO2 defende-se que os biocombustíveis, através das culturas energéticas acabam por utilizar o CO2 que possa ser emitido durante a sua produção mas não existirão outros problemas, tais como os que indicam aqui? Então, o que pesa mais: as vantagens ou desvantagens? São conhecidos os problemas relacionados com os custos de produção, com o aumento do preço dos produtos agrícolas e a ocupação de terras agrícolas…Em Portugal, são poucas as terras agrícolas disponíveis para cultivar as matérias-primas, então que alternativas temos? Importar? O custo não ficará mais elevado, e as preocupações ambientais subjacentes perderão sentido… Segundo a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (2007), a aposta nos biocombustíveis é vista de forma positiva. Esta associação defende que uma forma de superar um dos problemas seria recorrer a partes não consumíveis da vegetação, sem valor alimentar para o ser humano e para os ruminantes… Existirão outras soluções para além destas culturas com valor alimentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Elisabete,

      Antes de mais queríamos agradecer por este comentário tão pertinente e, de uma forma igualmente pertinente vamos tentar responder a tudo..

      Do nosso ponto de vista, achamos que os biocombustíveis são uma boa alternativa. O melhor não sabemos ao certo se é mas, até ver não é uma má opção. No entanto até surgir outra alternativa mais eficaz, esta vai acabar por combater alguns males, tendo naturalmente desvantagens.
      Imaginemos se todos os carros do mundo fossem movidos a álcool? A quantidade de área que seria necessária para a plantação de cana-de-açúcar que seria necessária para satisfazer esta necessidade... Isto seria um ponto de vista para um debate sobre as desvantagens deste tema.
      Em contrariedade com o que nos foi dito no comentário, achamos que em Portugal há ainda muita terra para cultivar... embora todo o terreno de Portugal não chegasse para uma produção mundial.. Se todos os terrenos que existem por aí ao abandono fossem aproveitados poder-se-ia fazer cultivar muitas culturas..
      Naturalmente não nos podemos esquecer das condicionantes naturais que existem, como o clima, a qualidade e fertilidade dos solos, entre outros.
      Uma das alternativas que achamos que talvez fosse viável seria a produção de uma boa parte em terrenos portugueses, apenas importando de outros países uma parte mínima.

      Eliminar
  4. Ao lermos as vantagens achámos que eram razões muito convincentes para apoiarmos o uso dos biocombustíveis, mas ao lermos de seguida as desvantagens percebemos que as desvantagens também são muito relevantes. É um tema que nos deixa a pensar.
    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto em quase todas as soluções ambientais deparamo-nos com vantagens e desvantagens. O que se tem que ter em conta é se realmente pode ser ou não uma potencialidade.
      É realmente um tema que nos deixa a pensar, pois apesar de ser benéfico para o planeta é também prejudicial.

      Eliminar