quinta-feira, 18 de abril de 2013

Biocombustíveis e biomassa são a mesma coisa?


A resposta é não! Biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada num ecossistema, sendo também a quantidade de material vivo existente numa determinada área, num determinado momento. A sua origem está nas plantas aquáticas e terrestres, nos resíduos florestais e na agropecuária (bagaço de cana-de-açúcar, esterco), nos óleos vegetais, nos resíduos urbanos (aterro sanitário, lodo de esgoto) e alguns resíduos industriais (da indústria madeireira, de alimentos e bebidas, de papel etc.). A biomassa voltada para fins energéticos abrange a utilização desses vários resíduos para a geração de fontes alternativas de energia. Em vários países do mundo, converte-se essa energia química armazenada em combustíveis líquidos e em processos industriais. Por exemplo, é possível fermentar os açúcares de plantações de milho, trigo ou beterraba e convertê-los em etanol.


Sobre os Biocombustíveis. Consultado em 18 de Abril de 2013, de: http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/biocombustiveis.htm

Conceito de Biomassa. Consultado em 18 de Abril de 2013, de: http://www.knoow.net/ciencterravida/geografia/biomassa.htm

quinta-feira, 11 de abril de 2013

       Curioso...

        Normalmente,  ouvimos falar do etanol de cana, o etanol de milho e biodiesel,  no que diz respeito ao consumo de biocombustíveis.
        Em Portugal, continuam a procura de novas formas de produzir combustível é como o caso da seguinte reportagem




                                                                         Fonte: Biocar (http://www.youtube.com/watch?v=a6k2qf4TDN4






Gostaríamos de saber qual a sua opinião sobre está matéria-prima encontrada?












 Continue a seguir-nos ...