Este tema pareceu-nos bastante interessante e curioso, visto que é um tema não muito conhecido por nós e também porque os biocombustíveis tanto têm fortes potencialidades no desenvolvimento sustentável, assim como alguns problemas que advêm da sua exploração. Desta forma pretendemos esclarecer e partilhar informações sobre o tema e interagir com os nossos seguidores.
Biocombustível
Trata-se de um combustível de origem biológica não fóssil, uma vez que é produzido normalmente a partir de material orgânico ou de produtos agrícolas tais como o milho, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros. Assim, este é um combustível renovável, pois toda a sua matéria-prima é renovada na natureza.
Biocombustível
Trata-se de um combustível de origem biológica não fóssil, uma vez que é produzido normalmente a partir de material orgânico ou de produtos agrícolas tais como o milho, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros. Assim, este é um combustível renovável, pois toda a sua matéria-prima é renovada na natureza.
Como surgiu?
- Os biocombustíveis estão, atualmente a ter um forte impulso nas culturas agrícolas. No entanto, o seu impacte no ambiente não é de todo favorável. O primeiro automóvel de Henry Ford, há um século, funcionava a álcool. Enquanto isso, o automóvel de Rudolf Diesel funcionava a óleo de amendoim, designado assim pelo mesmo.
- Mais tarde, os dois inventores descobriram que o óleo extraido das rochas, proporcionava muito mais energia por litro que outros como o óleo vegetal e o álcool e era realmente mais barato. A partir dessa conclusão, o petróleo passou a ser a maior potência mundial de energia. No entanto, as diversas desvantagens deste, como o impacte ambiental controverso que causa, fizeram que mundialmente se procurasse uma outra energia que conseguisse ter o mesmo fim. Os biocombustíveis são produzidos a partir de plantas. Têm bastantes vantagens para o ambiente, no entanto também se reconhece algumas desvantagens.
- Atualmente, por estes e outros motivos a Europa tenta que sejam implementadas medidas que permitam respeitar a redução das emissões de gases que causem efeito estufa e assim poluem o ambiente. O petróleo é usado exageradamente a nível mundial, é necessário por isso travar a procura desta energia que não se renova quando usada abundantemente e que poluí o ambiente quando utilizada incontrolavelmente. Procura-se então, outras fontes renováveis de energia que possam substituir de algum modo os combustíveis fósseis. Os biocombustíveis são assim uma procura no mundo actual que se encontra cada vez mais preocupado com o ambiente.
Referências Bibliográficas:
Biocombustíveis: Retirado em 2 de Março de 2013, de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biocombust%C3%ADvel
Energia Renovável: Retirado em 5 de mrço de 2013, de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_renov%C3%A1vel#Fontes_de_energia
O que são combustíveis: fósseis e não-fósseis. Retirado em 5 de Março de 2013, de: http://www.educacao.cc/ambiental/o-que-sao-combustiveis-fosseis-e-nao-fosseis/
Santos F. A. (sd). Biocombustíveis: prós e contras. Retirado em 5 de Março de 2013,
Combustíveis fósseis e biocombustíveis. Retirado em 6 de Março de 2013, de: http://www.hojecentrosul.com.br/colunas/combustiveis-fosseis-x-biocombustiveis/
Economia e energia. Retirado em 6 de Março de 2013, de: http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/matriz-energetica/biocombustiveis